terça-feira, 25 de março de 2014


A Vida de Pi

um poema visual



Este belíssimo filme, um verdadeiro poema visual, em especial se visto em três dimensões, é um hino à vida: a luta pela sobrevivência em que a convivência entre a fera (tigre de Bengala) e o homem (Pi) constitui a recíproca motivação — cada um precisa do outro para se manter vivo.

É toda uma narrativa em que se vão explorando temas muito interessantes e importantes: a ciência, a razão, a religião, a fé, o amor, a natureza.

A construção da personalidade de Pi, desde a sua infância, com a interacção família (pais e irmão), escola (a necessidade de afirmação mesmo em ambientes não favoráveis), religiosidade, descoberta de si e do outro, tudo isto vai sendo aflorado neste filme que se vê com encanto, com prazer.

Não foi por acaso que este filme recebeu 4 óscares: Melhor Fotografia, Melhores Efeitos Visuais, Melhor Banda Sonora Original e Melhor Realizador.

Adaptação do romance homónimo de Yann Martel (prémio “Man Booker Prize de 2002”), este é um filme que certamente despertará em quem o viu a vontade de ler o livro que lhe deu origem, e quem leu o livro não deixou de ir ver este belíssimo filme.

Sem comentários: